sábado, 17 de maio de 2008

RESENHA CRÍTICA: O DIA DEPOIS DE AMANHÃ

O DIA DEPOIS DE AMANHÃ é uma produção cinematográfica que aborda um tema bastante presente em nossos dias: o aquecimento global. Traz uma conjuntura inovadora no gênero da ficção científica em que relata um acontecimento que provavelmente, de acordo com os técnicos, acontecerá ainda nesse século.

A despeito do melodrama caracterizado neste por uma tragédia, envolvendo pais separados, um relacionamento embrionário entre pais e filhos e uma típica disputa adolescente entre garotos por uma dama o filme relata a situação febril do Planeta em relação a um constante avanço de técnicas que diariamente agridem o mundo em uma peremptória disputa pela sobrevivência.

Há uma crítica implícita ao sistema capitalista que usa os produtos da terra sem responsabilidade sendo esta uma das causas do aquecimento global, problema que poderá acarretar para algumas cidades o desaparecimento.

O objetivo majoritário do filme é mostrar à população terrestre a situação catastrófica instalada nas entranhas do Planeta, onde a sociedade de consumo esmaga a Biosfera. Esta é a problemática discutida, a qual nos faz refletir a cerca do nosso papel na sociedade.

6 comentários:

Antiópio disse...

O nome do filme poderia ser: "Era uma vez...". Nunca vi uma produção tão mentirosa e espetaculosa baseada em fatos reais. Uma ficção científica para assustar a humanidade. O capitalismo terá que correr muito para a profecia do filme se cumprir. "O dia depois de amanhã" é mais uma promessa do que uma profecia assim dita. Senti falta de Arnold Schwarzenegger...pena que não atue mais, pois poderia lembrar-nos que esse filme não passa de um relatório científico de Shakespeare.

valdineia disse...

Cuidem se, o fim do mundo está proximo!!!

Anônimo disse...

Se não cuidarmos do planeta o mundo vai akbar msm..........
Vc só pode ser um analfabeto e idiota Antiópio

Anônimo disse...

filme otimo .....
DEVEMOS cuidar do nosso mundo .... antes que seja tarde ... tenho medo " DO DIA DEPOIS DE AMANHA '

Anônimo disse...

eu tbem tenho medo do dia depois de amanhã é meu maior medo e por isso precisamos cuida do mundo todo se nos não quisermos que o ele termine assim

Anônimo disse...

"Era uma vez" as consequencias não previstas pela Revolução industrial. A humanidade queria evolui e evoluiu, facilitando o trabalho de muitos, proporcionando conforto para muitos. No entanto não conseguiram pesar o preço que a natureza cobraria desta grande "evolução". Assim temos hoje em nosso planeta a realidade de pessoas morrendo de frio na Europa, de calor na Austrália, afogadas no Japão, soterradas no Brasil entre outros acontecimentos catastróficos. Por enquanto um país sofre aqui, outro ali,mase quando a natureza desmoronar de verdade sobre todos os países? O que será quando essas catastrofes afetarem totalmente o que é primordial para a sobrevivência da raça humana,como a água e os alimentos? Acho que sim,esse filme é uma ficção ciêntifica que pode ter exagerado em algumas cenas, mas a idéia central de pararmos e pensarmos se teremps um amanhã é plausivel.